O que é o Yoga?
O Yoga é uma filosofia prática que promove o desenvolvimento integral do ser humano.
Por que é uma filosofia?
Como todos os sistemas filosóficos tradicionais, o Yoga procura dar resposta às questões fundamentais do ser humano: de onde vim, para onde vou, que posso saber, que devo fazer.
Uma das teses fundamentais do Yoga é que há uma identidade entre o ser humano (o micro) e o Cosmos (o macro), e que conhecendo-nos a nós mesmos poderemos compreender o Todo e o nosso papel no palco cósmico.
Por que é uma filosofia prática?
O Yoga é um método extraordinário constituído por várias técnicas e exercícios que trabalham beneficamente todos os aspectos do ser humano (a sua parte física, energética, emocional, mental e intuicional). Assim, naturalmente promovemos uma saúde integral psicofísica fundamental para uma vida mais equilibrada e lúcida.
Rshi Patañjali
O grande sábio Patañjali que se crê ter vivido há cerca de 2500 anos, foi o primeiro codificador do Yoga, passando a escrito o conhecimento do Yoga que já era praticado por mestres e discípulos na antiga Índia. Assim define o Yoga: Yoga chitta vrtti nirodha – o Yoga é o controlo das flutuações das ondas mentais.
Como? Através da prática dos exercícios do Yoga e do conhecimento filosófico.
Na base do seu ensinamento estão os Yama (regras sociais) e Niyama (princípios individuais) mostrando que o caminho da sabedoria está dependente das leis da correcta acção (ética).
Muni Kapila/ Panchasikha/ Íshvara Krshna
Segundo a maioria dos estudiosos da história e da filosofia da Índia, na sua origem o Yoga estava indissociavelmente ligado a uma filosofia teórica, o Sámkhya, como se fossem duas faces da mesma moeda, sendo o Yoga a aplicação prática dos ensinamentos teóricos do Sámkhya.
Sámkhya significa número, raciocínio, argumentação lógica.
O Sámkhya investiga a origem do Cosmos, de que forma o ser humano se enquadra no processo evolutivo, os princípios do conhecimento verdadeiro, a forma como ultrapassar definitivamente o sofrimento humano.
O Yoga e o Sámkhya têm como objectivo final, para além de manter uma saúde global fantástica, a Iluminação (samádhi) que resultará de uma consciência altamente desenvolvida e treinada a partir das técnicas e exercícios do Yoga.
METODOLOGIA DO YOGA: TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DO YOGA
SAMYAMA: DHÁRANÁ/DHYÁNA/SAMÁDHI: CONCENTRAÇÃO/MEDITAÇÃO/ILUMINAÇÃO
ÁSANA: POSIÇÕES CORPORAIS
PRÁNÁYÁMA: EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
YOGANIDRÁ: TÉCNICAS DE RELAXAMENTO PROFUNDO
SHAT KARMA/KRIYÁ: EXERCÍCIOS DE PURIFICAÇÃO ORGÂNICA
MANTRA: O PODER DA VIBRAÇÃO
KÍRTANA: SONS ELEVADORES EXTROVERSORES
JAPÁ: SONS CONCENTRADORES
BANDHA: DINAMIZAÇÃO MUSCULAR E ENERGÉTICA
MUDRÁ: VIVÊNCIA DA RELAÇÃO MÃO/CEREBRO
PÚJÁ: O PODER DA GRATIDÃO
YANTRA: SÍMBOLOS CONCENTRADORES
NYÁSA: TOQUE ENERGÉTICO
BHÁVANA / SANKALPA: CO-CRIAÇÃO POSITIVA ATRAVÉS DO PENSAMENTO
Os exercícios são adaptados ao nível de cada praticante. Há um acompanhamento personalizado do aluno.