cabecalho2020
Inscrições  Programa  Orientadora

Cabecalho FemininoYoga

5 MÓDULOS 

Estudos sobre a mulher no Yoga: uma perspectiva histórica e filosófica a partir dos textos da tradição hindu e da sua arte, até aos tempos actuais. Hoje, as mulheres são o principal público do Yoga, mas não há uma história das mulheres no Yoga, do seu pensamento, dos seus sádhaná (práticas), do seu papel como guru. Propomo-nos demonstrar que o feminino sempre foi uma força presente no Yoga, e que as praticantes do Yoga da actualidade são fundamentais para a produção de conhecimentos e práticas fundamentais para uma sociedade mais pacífica e igualitária.

Módulo 1: A mulher na aurora da civilização: As sociedades matriarcais: mito ou realidade? A categoria do feminino e as dimensões fundantes da civilização, como a religião, a arte, a técnica. A Deusa- Mãe, temor e adoração, a ordem ciclica. A mulher na civilização do Vale do Indo – dravídica.  O feminino como princípio metafísico nas cosmogonias védicas, na filosofia Sámkhya e no Yoga. A linguagem simbólica do feminino.

Módulo 2: Esposas, ascetas e filósofas nos Upanishad: O strí-dharma (deveres da mulher) e strí-svabháva (a natureza feminina) inerente ao pensamento religioso hindu. A asceta Gárgí e o seu debate filosófico com Yájñavalkya. Maitreyí, a esposa filosófica e Kátyáyani. Ascetismo feminino e rebelião. Questionaremos porque se mantiveram essas mulheres no desconhecimento e se a visão histórica subjacente à evolução do Yoga não expressa um olhar patriarcal.

Módulo 3: Santas, poetisas e devotas: São várias as descrições de mulheres poderosas na literatura hindu, quer sejam eremitas, renunciantes, guerreiras ou esposas. O poder da palavra. Contos e mitos da tradição:  Sati/ Párvati, Sitá Deví, Draupadi, Gandhari, Sulabhá, e outras.

Módulo 4: As mulheres que voam: A ambiguidade do termo yoginí.  A veneração das deusas e da shakti. Poder (siddhi) e temor. As consortes dos rituais tântricos. A ascese feminina pelo celibato e devoção.

Mahá Deví (séc.XII), Lalleshwari, a poetisa tântrica do século XIV, Padmávatí (séc. XV), Mírá Bái (séc.XVI), Bhina Bái (séc.XVIII), entre outras.

Módulo 5: Mulheres que apontam caminhos: Sobre o desenvolvimento do movimento espiritual feminino na Índia. As novas comunidades. O serviço social. A predominância actual das mulheres no campo do Yoga no Ocidente. A política do corpo-yogí. A categoria do “sagrado feminino’. O feminismo espiritual promove o empoderamento e libertação das mulheres na sua realidade? Padrões de abuso no Yoga. Áshrama, escolas e as mulheres guru. Criatividade e liderança.

Dayánanda Sarasvati, Dada Lekhraj, Ánandamayí Má, Gauri Ma, Archanapuri Ma, Radha Giri, Ram Priya Dás, Sarada Devi, Genevieve Stibbens, Molly Stack, e as yogi contemporâneas, entre outras.


EVENTO ON LINE

5 Módulos: 75 euros

Por módulo: 20 euros

Datas:

14, 17, 21, 24, 28 de Maio das 20h30 às 22h

Inscrições

https://docs.google.com/forms/d/1Ju05UNAE9qUnQPJRoIzZtDy1VVibZiW1EAKN9qJTT-8

Para mais informações contacte

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
910 569 163

Created jtemplate joomla templates

site 02 facebook instagram