banner2012

banner yama niyama vf

 

Os Yama, regras sociais, e os Niyama, normas individuais, são os primeiros degraus no sistema de Yoga codificado pelo grande Rshi Patañjali. São votos universais, independentes do tempo, lugar, circunstância ou género. Sem a sua observância não haverá verdadeira evolução no caminho do Yoga.

O objectivo dos Yama e dos Niyama não se resume a uma moralidade estrita que especifica os critérios do bem e do mal, mas é o de atingir moksha - Libertação /Iluminação, expressando a ideia de que o caminho para a libertação exige a vivência da virtude e que esta é indissociável do conhecimento. Assim, a forma como nos relacionamos connosco próprios, com os outros, e com a Natureza, não é indiferente neste processo.

Partindo da leitura dos princípios da Ecologia profunda de Arno Naess e outros filósofos, iremos analisar cada uma destas normas no contexto da ecologia, incentivando um comprometimento ecológico face ao meio planetário. Estar ao serviço da paz, da harmonia, do auto-conhecimento, da Terra, faz bem à saúde global do nosso ser e à de toda a rede de interconectividade cósmica. Assim se justifica a afirmação de que o praticante do Yoga assume plenamente um actual activismo subtil, ecológico e pacífico.


Data: 11 de Março

Hora: 20:30h às 22:30h


Local: Áshrama do Rato – Centro do Yoga
Largo do Rato, 1º   1250-186 Lisboa

Contribuição
Sócios: 10€
Não sócios: 15€

Inscrições
- Preencher o formulário https://goo.gl/forms/zh0QTFsiVyXPpnL42

- ou enviar mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Orientação de Paula Morais

Paula Morais (Indra Deví) começou a praticar Yoga em 1995 nas frescas serras de Belmonte. Em 1998 optou por praticar de uma forma disciplinada e contínua, já em Lisboa. Realizou o curso da Confederação Portuguesa do Yoga para instrutores do Yoga (6 anos), o de professor do Yoga (4 anos) e o de Mestra do Yoga (4 anos) num total de 14 anos. Neste momento está a terminar a sua tese de Mestra do Yoga com o lançamento de um livro sobre Yoga, Sámkhya e Ecologia.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, Mestrado em Ética com uma tese sobre as leis da correcta accção no Yoga – os Yama e Niyama de Patañjali pela Universidade Nova de Lisboa. Aguarda a defesa da sua Tese de Doutoramento em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, com o título: “Princípios Filosóficos do Yoga e do Sámkhya – Pistas para uma ecologia cósmica no terceiro milénio.”
Praticante de Yoga, ensina Yoga desde 2003 e é Directora do Áshrama do Rato – Centro do Yoga, em Lisboa.
É Directora da Revista Internacional do Yoga Om Yess, publicada em português, inglês e espanhol (11 números).
Interessa-se também por literatura, ecologia, estudos do feminino, teatro, sendo Directora do Grupo de Teatro Amador Máyá da Confederação Portuguesa do Yoga, tendo já apresentado mais de 20 espectáculos.

 

Created jtemplate joomla templates

facebook-icon